-
ETAPI: O Programa ETEC no IFPI

 O IFPI – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e O PROJETO ETEC Brasil – Escola técnica aberta a distância no Piauí


 

INTRODUÇÃO

No dia 27 de abril de 2007 o MEC lançou o Edital No. 01/2007 SEED/SETEC/MEC - 27/04/2007, o objetivo do edital era a democratização do acesso a Educação Profissional Técnica de Nível Médio através da modalidade de Educação à Distância. O documento propunha parcerias entre Instituições públicas Federais, Estaduais e Municipais que ministram Ensino Técnico de Nível Médio.

Ainda no primeiro semestre do ano de 2007, o MEC realizou chamada pública para a participação do Seminário Profissional de Educação a Distância, que se realizaria nos dias 4,5 e 6 de junho de 2007, o objetivo do encontro era reunir os CEFET´s, Secretarias Estaduais de Educação e Secretários municipais de educação em torno do questionamento da oferta de cursos de nível técnico a distância e as diretrizes de elaboração de projetos para estes cursos.

Com o objetivo de executar as ações advindas da oferta deste Edital, em 12 de dezembro de 2007, através do Decreto no. 6301, foi instituído o Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil, ETEC Brasil.

O núcleo de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia, IFPI, realizou um encontro no intuito de discutir o projeto ETEC –Brasil e as responsabilidades das parcerias, aonde estiveram presentes representantes dos municípios e representantes da Secretária Estadual de Educação, o encontro deu origem as sucessivas reuniões aonde foram se definindo os possíveis parceiros municipais na realização da oferta de cursos técnicos na modalidade a distância junto ao IFPI.

O núcleo de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia, IFPI, desenvolveu dois projetos pedagógicos, o projeto pedagógico do curso de nível médio subseqüente técnico de Informatica na modalidade a distância e o projeto o projeto pedagógico do curso de nível médio subseqüente técnico de Administração na modalidade a distância.

O IFPI foi selecionado no PRIMEIRO GRUPO (o primeiro grupo deveria iniciar os cursos no 1º. Semestre de 2009) entre as 50 instituições selecionadas do Programa e-Tec Brasil com pólos de apoio presencial pré-selecionados pela SEED/SETEC de acordo com as publicações no DOU nº 41 de 29 de fevereiro de 2008.

1

Figura 1 Publicação DUO º 41 de 29 de fevereiro de 2008 sobre Instituições e pólos presenciais pré-selecionados

O MEC realizou visitas in locu nos pólos pré-selecionados, e destes foram aprovados os pólos presenciais dos municípios de Batalha, Monsenhor Gil, Valença do Piauí e Alegrete do Piauí, de acordo com a seguinte distribuição de vagas:

  • Alegrete do PI – Curso Administração (50 vagas)
  • Batalha - Cursos Administração (50 vagas) e Informática (50 vagas)
  • Monsenhor Gil – Curso Administração (50 vagas)
  • Valença do PI – Cursos Administração (50 vagas) e Informática (50 vagas)

2

Figura 2 Pólos de Apoio Presencial

O processo seletivo específico na modalidade de Educação a Distância (EAD) para o preenchimento de um total de 300 (trezentas) vagas foi realizado no dia 07 de dezembro de 2008 nas 4 (quatro) cidades dos pólos presenciais, de acordo com as especificações do edital Nº 45/2008 – CEFETPI.

3

Figura 3 Descriminação sobre o número de vagas do Edital No. 45/2008 – CEFETPI

As inscrições ultrapassaram a previsão do MEC, que estipulou aproximadamente 900 (novecentos) inscritos (baseado no cálculo de 3 * o número total de vagas), sendo que no dia 25 de novembro de 2008 elas ultrapassavam o total de 2000 inscritos.

As seleções dos tutores presenciais (através de publicação do edital No. 55/2008) e tutores a distância (através de publicação do edital No. 56/2008) aconteceram em dezembro de 2008.

2. A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA PEDAGÓGICA DA ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO PIAUÍ - ETAPI

A estrutura administrativa pedagógica do ETAPI constitue-se de:

- Coordenação ETEC-IFPI

Responsável pela coordenação geral do programa, exercendo funções de desenvolvimento de projetos pedagógicos junto a equipe de coordenadores, bem como planejamento e acompanhamento de recursos financeiros, encaminhamento de bolsistas etc.

- Coordenação Pedagógica

Apoio pedagógico aos coordenadores do programa, bem como planejamento e execução de capacitação dos participantes do programa junto a coordenação geral.

- Coordenação de tecnologia

Soluções tecnológicas para uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, criação e administração das salas de aula virtuais no Moodle, diagramação de materiais, web design de páginas web, apoio no uso de tecnologias de criação de vídeo aulas, bem como vídeo conferência.

- Coordenação de Informática

Responsável pelo acompanhamento do curso técnico de informática, na orientação de tutores presenciais e a distância, na seleção professores conteudistas e regentes, atendimento de alunos etc.

- Coordenação de Administração

Responsável pelo acompanhamento do curso técnico de administração, na orientação de tutores presenciais e a distância, na seleção professores conteudistas e regentes, atendimento de alunos etc.

4

Figura 4 Modelo da Escola Técnica Aberta do Piauí – ETAPI (Instituição + Parceiros Municipais + Alunos)

2.1 São funções dos elementos do modelo ETAPI:

  • É função do Núcleo de Educação a Distância – NEAD:

Orientar e dar suporte às equipes acadêmicas de cada curso.

  • É função da Equipe Acadêmica de Cada Curso:

Gerenciar questões acadêmicas relacionadas ao curso.

  • É função do Pólo Presencial:

Dar suporte administrativo e de infra-estrutura (laboratório de informática com acesso a Internet, por exemplo) aos alunos do curso.

  • É função do Tutor a distância e Tutor presencial:

Auxiliar os alunos de curso na análise e entendimento dos objetivos do curso no qual estão atuando;

Orientar os alunos de curso individualmente ou em pequenos grupos, identificando as suas dificuldades de aprendizagem e auxiliando-os na superação das mesmas;

Orientar os alunos de curso no uso nas ferramentas tecnológicas necessárias;

  • É função somente do Tutor a distância:

O tutor a distância tem a função de disponibilizar as atividades semanais no ambiente virtual de aprendizagem.

Dar tutoria on-line via Ambiente Virtual de Aprendizagem.

  • É função somente do Tutor presencial:

O tutor presencial tem a função de dar atendimento no pólo presencial numa carga horária semanal de 20 horas, distribuídas durante os dias de sábado (encontros presenciais) e em demais dias da semana (a serem definidos pela coordenação de pólo).

Acompanhar/participar, no ambiente virtual de aprendizagem, as atividades que estão sendo realizadas pela sua turma.

  • É de responsabilidade da Instituição de Ensino:

Elaborar e executar projeto de curso, designando metodologias pedagógicas e meios tecnológicos necessários, atuando na seleção de professores, tutores e alunos, assim como na definição da equipe acadêmica em sua totalidade.

  • É de responsabilidade dos municípios:

Montagem e manutenção da infra-estrutura de atendimento dos pólos.

  • É de responsabilidade do Governo Federal, através do MEC:

Prover recursos para infra-estrutura do curso e de pessoal acadêmico, através de bolsas, como coordenação geral da oferta de ensino técnico com EAD, coordenação de cada curso, tutoria etc.

3. O INÍCIO DOS CURSOS TÉCNICOS EM MARÇO DE 2009

A ETAPI realizou curso de capacitação com a equipe de professores conteudistas, tutores a distância, presenciais e coordenadores de pólo, tendo sido realizado um encontro presencial no IFPI no dia 14 de fevereiro de 2008.

5

Figura 5 Capacitação de tutores, professores e coordenadores de pólos com a Coordenadora Pedagogica A Luzia Aurea Bezerra Albano

 

Figura 6 Capacitação do Ambiente MOODLE para os tutores, professores e coordenadores de pólo com a professora Claudete Silva

 

Figura 7 Participantes do treinamento do Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem - Moodle

Os cursos técnicos de Informática e Administração tiveram sua aula inaugural realizada dia 07 de março de 2008 nos quatro pólos selecionados (conforme figura 2). O núcleo de Educação a Distância intitulou a execução do projeto ETEC-Brasil no IFPI com o nome de Escola Técnica Aberta do Piauí, ETAPI.

8

Figura 8 Coordenadoras (Aurea e Elanne), e a equipe de produção, durante gravação de vídeo da Aula Inaugural

9

Figura 9 Alunos do pólo de Monsenhor Gil durante aula inaugural

10

Figura 10 A professora Elanne O. dos Santos dando boas vindas aos alunos durante a aula inaugural do pólo de Monsenhor Gil

 

10

Figura 11 Prefeito José Medeiros de Noronha Pessoa durante a aula inaugural do pólo de Monsenhor Gil

 

IFPI
-
Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Piau. Reitoria - Praa da Liberdade, 1597, 64000-040, Centro, Teresina (PI). DGTI.